|
NOTÍCIAS
|
PRISÕES
|
FALE CONOSCO
|
FONES E ENDEREÇOS
|
Login
|
 
Enviar por email Comunicar erros Receber Boletim Imprimir
Contraste
Mapa do site
RSS
Menu
Seu IP
107.22.37.143
ec2-107-22-37-143.compute-1.amazonaws.com
Ashburn - United States - NA
Latitude : 39.043701171875
Longitude : -77.487503051758
Seu Browser
CCBot/2.0 (http://commoncrawl.org/faq/)
QR code
http://www2.policiacivil.sp.gov.br/x2016/modules/news/

(1) 2 3 4 ... 315 »
Títulos e condecorações : Delegado Geral recebe o diploma e a medalha “Lauro Ribas Braga”
17/04/2014 09:08:26 (100 leituras)

O delegado geral de polícia, Luiz Mauricio Souza Blazeck, recebeu na noite desta quarta-feira (16), a medalha e o diploma “Lauro Ribas Braga”. A cerimônia de entrega foi realizada durante um jantar, no Salão Nobre do Edifício Rotary, na Avenida Higienópolis, 996 - região central de São Paulo.

A iniciativa da honraria partiu da delegada aposentada e presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina, Rosmary Corrêa, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo chefe maior da Polícia Civil do Estado de São Paulo.

Mauricio Blazeck, visivelmente emocionado, agradeceu a honraria e a indicação da delegada Rose. Elogiou o trabalho social desenvolvido por ela e pelo Rotary Club de São Paulo. Aproveitou a oportunidade para, mais uma vez, agradecer o apoio total que sempre recebeu de sua família.

A medalha

A medalha Lauro Ribas Braga, foi instituída pelo Rotary Club de São Paulo Norte e oficializada pelo Decreto nº 45.108, de 18 de agosto de 2000, do Governo do Estado de São Paulo, na gestão do governador Mário Covas, e tem por objetivo agraciar personalidades por seus méritos pessoais e relevantes serviços prestados à comunidade

Após a indicação segundo os critérios do Estatuto e Regulamento do Decreto 45.108, as personalidades são aprovadas pelo Conselho da Medalha e ratificadas pelo Conselho Estadual de Honrarias e Méritos do Governo do Estado de São Paulo.

Órgão da Casa Civil do Governo Estadual, o conselho é encarregado de sindicar a reputação e o mérito do indicado, bem como dos serviços dignos de especial destaque, prestados a São Paulo e seu povo, procedendo a todas as diligências reputadas convenientes. 


Wilson Elias

Leia mais... | Mais 2714 bytes
Operações Policiais : Operação policial na região de Piracicaba leva 175 pessoas à prisão
16/04/2014 19:11:33 (499 leituras)

Em uma operação que mobilizou 384 policiais civis das Delegacias Seccionais de Americana, Casa Branca, Limeira, Piracicaba, Rio Claro e São João da Boa Vista, 175 pessoas foram presas nesta quarta-feira (16), na região do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter) 9 – Piracicaba.

Em toda a área do Deinter 9 foram cumpridos 121 mandados de prisão e de busca e apreensão e registrados 20 flagrantes e 20 termos circunstanciados. Do total de prisões, 28 foram em flagrante.

Na ação, que contou com a participação de 134 viaturas, a polícia apreendeu 1,306 kg de maconha, 3,631 kg de cocaína, 494 gramas de crack e oito armas de fogo.

Em Araras, policiais civis do Grupo de Operações Especiais (GOE) de Piracicaba e da Delegacia de Capivari prenderam em flagrante o casal L.G.S., 21 anos, e G.P.O., 36 anos. Com eles foram apreendidos 2,7 kg de cocaína e 470 gramas de crack, além de documentos falsos e dinheiro. A prisão do casal ocorreu após uma mulher ser presa na cidade de Capivari logo após ter efetuado a compra de 500g de maconha dos indiciados, tendo os policiais seguido para a cidade de Araras e efetuar a prisão do casal.


Fonte e foto: Comunicação Social do Deinter 9 – Piracicaba

Colaboração: Kerma Matos Oliver

Noticias em Geral : Delegado Geral e Conselho da Polícia Civil participam da ampliação do Sistema Detecta no Palácio dos Bandeirantes
16/04/2014 18:39:09 (427 leituras)

A ferramenta aumenta a eficácia policial no combate ao crime, além de emitir alertas de ações criminosas

O delegado geral, Luiz Mauricio Souza Blazeck, e o delegado geral adjunto, Valmir Eduardo Granucci, participaram na manhã desta quarta-feira (16), da assinatura oficial da ampliação do sistema Detecta, para monitoramento de crimes, com câmeras e alarmes em tempo real no Estado de São Paulo. Todos os delegados do Conselho da Polícia Civil (CPC) também participaram do evento que foi realizado no Palácio dos Bandeirantes e contou ainda, com a presença do governador Geraldo Alckmin, do secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira e do presidente da Microsoft Brasil, Mariano de Beer.

O sistema vai ajudar no patrulhamento, investigação, planejamento de combate a crimes e identificação dos padrões de delitos em cada localidade.

Segundo Mauricio Blazeck: “É um programa extraordinário que vem ao encontro de todas as nossas aspirações investigativas e de um trabalho de inteligência policial que fortalece a segurança pública como um todo e, principalmente a polícia judiciária. É uma ferramenta e um recurso que será bem utilizado no combate ao crime. Tenho a certeza que, além de inovação, ela é um grande progresso porque vai proporcionar e propiciar que a polícia, de forma mais ágil e mais rápida dê uma pronta resposta à sociedade”.

O secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, afirmou que “Esse sistema representa uma ferramenta indispensável para nós avançarmos em matéria de segurança pública. Porque vamos ter a gestão de informações em quantidade, em qualidade, tempo e agilidade. A ferramenta permite tanto em termos de inteligência, como de investigação, uma leitura rápida em tempo real para relacionar eventos criminosos a pessoas, coisas, veículos, dando portanto, sustentação ao trabalho policial. Estamos inovando, usando o melhor em tecnologia, uma experiência exitosa de Nova Iorque que tem as mesmas características de São Paulo e, por isso, acreditamos que irá potencializar o trabalho da polícia que terá uma ferramenta valiosíssima para a sua atuação”.

A ferramenta foi desenvolvida para combater ações contra o terrorismo e outros tipos de crimes. É a primeira vez que o sistema será utilizado fora de Nova Iorque.

O presidente da Microsoft Brasil, Mariano de Beer, falou da importância da parceria: “Este projeto é uma oportunidade da Microsoft de colaborar com modelos inovadores de gestão policial com base no uso de tecnologia. O pioneirismo do governo do Estado de São Paulo ao adotar o sistema implantado com sucesso em Nova Iorque, será um aliado importante para combater o crime e proporcionar mais segurança aos cidadãos”.

Já o governador Geraldo Alckmin destacou que São Paulo está sempre inovando: “Estamos assinando o melhor sistema do mundo e trazendo para São Paulo uma ferramenta importantíssima no combate ao crime. Esta é mais uma iniciativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas do nosso Estado.” , disse Alckmin.

As investigações também ganharão agilidade no acesso e no cruzamento de informações. Será possível, por exemplo, fazer buscas de um determinado nome e localizar em um mapa todas as ocorrências relacionadas a ele, seja na Polícia Civil, na Militar ou no Detran.

Outra possibilidade é que seja emitido um alerta sempre que for registrado um crime com as mesmas características de outro que já está sendo investigado, mesmo que seja em regiões ou cidades diferentes.

A nova ferramenta vai oferecer vários recursos porque une tecnologias mais modernas na área da computação: Big Data, que armazena e processa grandes quantidades de informações, e Business Intelligence, que permite processar informações para finalidades determinadas previamente, como no caso dos alarmes.

Para tornar o sistema possível, a Prodesp irá gerenciar servidores que ficarão isolados na Internet para que os dados sejam protegidos. Apesar do novo Detecta ser um sistema de alta tecnologia, o seu uso será fácil para o usuário final. A ferramenta dispõe as informações de forma intuitiva e, sempre que possível, localizadas em um mapa.


Wilson Elias

Leia mais... | Mais 7358 bytes
Noticias em Geral : Quadrilha especializada em roubos é presa em São Roque
16/04/2014 18:13:13 (230 leituras)

A Polícia Civil de São Roque, região do Deinter 7 - Sorocaba, prendeu nessa terça-feira (15), integrantes de uma quadrilha suspeita de praticar diversos crimes na cidade e região. O bando foi responsável por uma tentativa de latrocínio (roubo seguido de morte), no mesmo dia, em uma casa lotérica. Na ocasião, toda a ação foi filmada por câmeras do circuito interno do estabelecimento.

Através das imagens é possível acompanhar a chegada de duas pessoas ao local que, armadas, anunciam o assalto. Na ação, um dos homens, irritado por não conseguir invadir o comércio, depois de tentar arrombar uma das portas com vários chutes, dispara contra uma funcionária e foge em seguida junto de seu comparsa.

Conforme a Polícia Civil, outras três pessoas davam cobertura aos dois do lado de fora.

O bando começou a ser desmantelado depois que um homem, visto nas imagens das câmeras, foi detido por roubo a um outro ponto comercial da cidade e, a partir dessa prisão, a Polícia Civil de São Roque identificou e prendeu os demais integrantes da quadrilha, sendo que apenas um encontra-se foragido.

Um menor que também fazia parte da quadrilha foi apreendido e o autor do disparo foi identificado como sendo soldado do Exército.

Segundo o delegado Oscar Garcia Machado, os bandidos agiam sempre armados e de forma violenta.

O soldado preso foi encaminhado para um presídio especial para militares em Osasco. Já os demais foram transferidos para penitenciárias da região.


Márcio Corrêa - Comunicação Deinter 7 Sorocaba

Noticias em Geral : Novo Laboratório de Arte Forense reconstitui imagens de vítimas e pessoas desaparecidas em 3D
16/04/2014 15:04:48 (314 leituras)

O delegado geral de polícia, Luiz Mauricio Souza Blazeck, apresentou à Imprensa o novo Laboratório de Arte Forense do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP)

Com tecnologia pioneira na América Latina, o laboratório conta com um sistema de computação gráfica com manipulação de imagens em terceira dimensão que permite a projeção de idade para auxiliar na localização de pessoas desaparecidas e reconstituição facial de vítimas.

Antes de ser inaugurado, o primeiro caso trabalhado no laboratório foi o de uma menina de aproximadamente 5 anos, encontrada morta em maio de 2012. Seu corpo estava às margens de um riacho no bairro Campo Grande, na zona Sul da Capital, com marcas de pancadas na cabeça. Sem queixas de seu desaparecimento, o corpo foi enterrado como indigente no cemitério de Perus. Com a ajuda de um aparelho de tomografia do Instituto Médico Legal foi possível reconstituir detalhadamente o crânio da criança. A partir daí, os artistas forenses Sydnei Barbosa e Vilson Martins, utilizando computadores e monitores especiais, conseguiram reconstruir as imagens até obter um retrato em 3D da garota.

“São várias fases do processo, desde a composição da musculatura, a gordura da face e todos os pontos antropométricos, para se chegar à qualidade de divulgação do trabalho e a pessoa possa ser reconhecida”, disse Barbosa que já atua com retrato falado na Polícia Civil.

“Essa menina foi sepultada sem identidade. Queremos poder identificá-la. Tirar o número da sepultura e colocar um nome. Esse é um sonho que está perto de se tornar possível”, salientou a delegada diretora do DHPP, Elisabete Sato.



Com a tecnologia avançada, será possível desvendar muitos outros crimes como o recente caso do corpo esquartejado encontrado no bairro de Higienópolis, no último dia 23. A parte da cabeça foi encontrada na praça da Sé e, mesmo com o rosto desfigurado da vítima, foi possível obter uma imagem, que poderá ser comprovada em breve pelo exame de DNA confrontado com o da família de uma pessoa desaparecida com feições muito semelhantes. “Essa é demonstração efetiva de que podemos fazer algo pela vítima”, disse a delegada Elisabete Sato, que se preocupa efetivamente com a importância da confirmação da identidade antes de dar a notícia definitiva aos familiares da vítima.

“Esse é um marco na Polícia Civil que proporcionará o esclarecimento de muitos casos. Um verdadeiro respeito à dignidade da pessoa humana”, concluiu o delegado geral Mauricio Blazeck.


Por Rina Ricci

Noticias em Geral : Polícia Civil esclarece homicídio em Ribeirão Preto
16/04/2014 14:59:25 (215 leituras)

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Ribeirão Preto, esclareceu na segunda-feira (14), um crime de homicídio ocorrido há cerca de uma semana.

O empreiteiro Jovane de Paula Santos, de 37 anos, foi alvejado por três disparos de arma de fogo em via pública, no bairro Parque Ribeirão Preto, por volta das 21 horas do dia 8 deste mês. Não houve testemunhas dos fatos.

Apesar da falta de pistas sobre o autor do crime, os policiais civis iniciaram os trabalhos investigativos e descobriram que a vítima discutia repetidas vezes com um homem. Dessa forma, eles conseguiram localizar o criminoso, o alagoano R.S.S., de 23 anos.

Após a identificação do suspeito, ele foi localizado e conduzido à delegacia, onde confessou a autoria do fato e descreveu que praticou o delito porque teria sido ameaçado de morte ao cobrar uma dívida da vítima. Por medo, ele afirma ter atirado contra Jovane para se ver livre da ameaça.

O criminoso já possui antecedentes criminais por receptação. Ele foi ouvido e indiciado pelo crime de homicídio, mas responderá em liberdade.


Fonte: Deinter 3 - Ribeirão Preto   
Colaboração: Adriana Ferrari

Leia mais... | Mais 1990 bytes
Noticias em Geral : Polícia Civil apreende meio milhão de cigarros contrabandeados em Rio Preto
16/04/2014 14:54:10 (227 leituras)

Nessa terça-feira (15), policiais civis da Delegacia de Investigações Gerais/Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (DIG/Dise) de São José do Rio Preto, região do Deinter 5, apreenderam mais de mil caixas de cigarros contrabandeados com 50 pacotes cada. Conforme informações da Polícia Civil, ao menos meio milhão de maços ilegais de cigarros foram tirados de circulação.

Após intensas investigações, a equipe esperava uma carga de cigarros contrabandeados que passaria pelas estradas da região de Rio Preto, pois recebeu informações de que um caminhão estaria vindo do Estado do Paraná com contrabando. Ao avistarem o veículo suspeito, na Rodovia BR 153, próximo ao trevo de Talhados, os policiais abordaram o veículo. Após revistas na carga, os investigadores apreenderam os cigarros contrabandeados.

O motorista J.R.B., de 33 anos, foi preso em flagrante por contrabando. Ele alegou que foi contratado para realizar o frete de uma carga que desconhecia o conteúdo. Disse ainda que seguia de Cascavel/PR até Aracajú/SE, seu destino. Ele não sabe ou não quis delatar seus “patrões”, porém os proprietários dos produtos irregulares serão alvos de investigação da DIG/Dise.

A carga será encaminhada à Receita Federal, que tomará as medidas cabíveis quanto à mercadoria.


Fonte e foto: Deinter 5 - São José do Rio Preto
Colaboração: Adriana Ferrari

Leia mais... | Mais 2100 bytes
Noticias em Geral : Vitima de sequestro é resgatada na Zona Leste
15/04/2014 18:03:37 (1189 leituras)

A Polícia Civil resgatou uma vítima de sequestro na tarde de hoje (15). Um comerciante, de 46 anos, estava em cativeiro desde quarta-feira passada. O local fica na região de Cidade AE Carvalho, zona leste.

A equipe da 4ª Patrimônio (Delegacia de Investigações sobre Roubo a Condomínio) do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) apurava informações sobre integrantes de uma quadrilha de ataques a condomínios quando descobriu o crime em andamento. Dois homens foram presos. O delegado Gilberto Salles, titular da 4ª Patrimônio, falará sobre o caso na sede do Deic a partir das 18h30.
 
A equipe da 4ª Patrimônio apurava crimes de uma quadrilha de roubo a condomínios na região do Morumbi, zona sul. O cruzamento de informações revelou um sequestro em andamento. Os investigadores identificaram um imóvel na rua Semente de Tudo, no Jardim São Carlos, como possível cativeiro.
 
O delegado Salles e a equipe cercaram o local. Os policiais detiveram os dois carcereiros da vítima: os ajudantes R.M., de 35 anos, e E.F.S., de 19. Os investigadores encontraram no local um par de algemas e uma pistola .40 com numeração e brasão, possivelmente da Polícia Militar, raspados.
 
A vítima informou que foi escolhida devido a picape Toyota Hilux comprada há pouco tempo. Os sequestradores exigiam a venda do veículo para compor o pagamento do resgate. A equipe da DAS (Divisão Anti-sequestro) do DHPP (Departamento  de Homicídios e Proteção a Pessoa) vão continuar as apurações para identificar os outros integrantes do bando.

Assessoria de Imprensa do Deic (com adaptações)

Leia mais... | Mais 2012 bytes
Noticias em Geral : Dupla flagrada com drogas e arma de fogo em Ribeirão Preto
15/04/2014 14:10:00 (488 leituras)

Policiais civis da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) de Ribeirão Preto, região do Deinter 3 – Ribeirão Preto, prenderam, na manhã desta segunda-feira (14), o jovem J.C.R.S., de 18 anos.

A prisão é decorrente de intensas investigações e ocorreu na Rua José Venâncio, 535, bairro Vila Virgínia. No imóvel os policiais civis localizaram algumas porções de maconha, cocaína e sete comprimidos de ecstasy, treze pontos cartonados de LSD, materiais de embalagem de entorpecentes, um revólver calibre 22 municiado, dez munições de igual calibre e dois celulares.

Próximo ao local funcionava uma “biqueira” com a finalidade de servir de base para os atos de traficância. A equipe descobriu que J.revezava na venda das drogas com um adolescente de 17 anos. O menor foi apreendido e encaminhado à Vara da Infância e Juventude.


Fonte e foto: Deinter 3 - Ribeirão Preto                                                    Colaboração: Adriana Ferrari                  

Noticias em Geral : Quase 90 quilos de drogas são apreendidos em Guarulhos
15/04/2014 13:22:00 (957 leituras)

No final da tarde desta segunda-feira (14), policiais civis apreenderam 37 tijolos e 10.950 trouxinhas de maconha, 1.392 pedras de crack e pasta de cocaína, bem como prenderam o ajudante E.A.A., de 29 anos, em uma residência localizada na cidade de Guarulhos. O local funcionava como um laboratório de refino de drogas.

Os policiais do 4º Distrito Policial do município da Grande São Paulo fizeram campana na Rua Berta Mineiro, no bairro do Picanço e abordaram o ajudante. Ele negou que houvesse entorpecentes na casa.
 
Dessa forma, a equipe entrou no local e localizou diversos tijolos e trouxinhas de maconha, num total de 88,7 quilos e diversas porções de cocaína, totalizando 211 gramas e diversos materiais para refino e embalagem dos mesmos, tais como peneiras, pinos e sacos plásticos vazios, balanças digitais e vasilhames. Todos os objetos foram encaminhados ao Instituto de Criminalística (IC) para serem periciados. 
 
Em um carro GM Classic LS prata, estacionado na garagem, a equipe encontrou, em um compartimento secreto, mais 1.602 pedras de crack.

O criminoso foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e permanece detido, à disposição da Justiça.  

Adriana Ferrari

Noticias em Geral : São Paulo ganha 43 novos médicos legistas
15/04/2014 13:14:06 (795 leituras)

O Estado de São Paulo acaba de ganhar mais 43 médicos legistas de 3ª classe que vão atuar em unidades do Instituto Médico Legal (IML) da Polícia Técnico-Científica. Os profissionais já começam a atuar nas unidades.

Os 43 médicos legistas, aprovados em concursos público, passaram por quatro meses de curso de formação na Academia de Polícia Civil Dr. Coriolano Nogueira Cobra (Acadepol).

Entre as atribuições dos médicos legistas estão autópsias em cadáveres, exumação de corpos, pesquisas necroscópicas, exames de corpo de delito e outros tipos de perícias. 

Distribuição

Dos 43 formados, a maioria atuará no Núcleo de Perícias da Capital e da Grande São Paulo: seis para Capital e cinco na Região Metropolitana.

Os outros 32 serão destinados às regiões do interior: Araçatuba (5), Bauru (5), Campinas (5), São José dos Campos (4), Araraquara (3), Santos (3), Ribeirão Preto (2), São José do Rio Preto (2), Marília (1), Presidente Prudente (1) e Sorocaba (1).

SP Contra o Crime

As polícias Civil e Técnico-Científica estão selecionando candidatos para 3.981 vagas em diversos cargos, na maior contratação já feita na história das duas instituições.
Na Polícia Civil, são 1.384 investigadores, 788 escrivães e 129 delegados. Outros oito concursos abertos ainda vão selecionar peritos criminais (447), médicos legistas (140), técnicos de laboratório (84), fotógrafos técnico-periciais (120), desenhistas técnico-periciais (55), atendentes de necrotério (89), auxiliares de necropsia (145) e auxiliares administrativos (600).
As contratações fazem parte do “São aPaulo Contra o Crime”, um conjunto de ações estratégicas, anunciado em maio do ano passado pelo governador Geraldo Alckmin, que visa diminuir os crimes e valorizar as polícias.
O investimento anual do Governo do Estado com as contratações será de R$ 305 milhões.

Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública

Noticias em Geral : Material odontológico falso é apreendido em Sorocaba
15/04/2014 09:38:43 (510 leituras)

A Polícia Civil de Sorocaba, por meio da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), apreendeu na tarde de quinta-feira (10), vários produtos odontológicos falsos e vendidos clandestinamente numa loja de sapatos e acessórios na zona Norte da cidade. 

Os policiais civis chegaram até o local depois que uma cirurgiã-dentista, ao saber do comércio por uma paciente, procurou o CRO – Conselho Regional de Odontologia -  e fez a denúncia.

Um fiscal da entidade foi até a loja de sapatos e, além de encontrar nas prateleiras do estabelecimento várias embalagens contendo arcos de ferro e elásticos - ambos utilizados em aparelhos ortodônticos - comprou alguns produtos por apenas 20 reais.

Os vendedores ainda disseram que o comércio desse tipo de material era intenso, já que a procura aumentava cada vez mais e, se fosse de interesse do ‘cliente’, tanto os arcos, como elásticos, poderiam ser aplicados ali mesmo.

Com essas informações, equipes da DIG foram encaminhadas até a loja e efetuaram a apreensão do material, que foi encaminhado para perícia. A proprietária será ouvida e, se for indiciada, responderá, conforme o delegado do caso, Acácio Aparecido Leite, por crime contra a saúde pública. “Ouviremos a dona do estabelecimento e tomaremos as providências cabíveis. Os produtos eram vendidos de maneira irregular e poderiam causar danos à saúde bucal das pessoas. Iremos investigar”, concluiu o delegado.

Esses materiais, que são vendidos por empresas do ramo diretamente ao profissional, só podem ser implantados nos pacientes por dentistas e a utilização inadequada desses produtos, pode gerar danos irreversíveis para a pessoa, como a perda de ossos e dentes.

Márcio Corrêa – Assessoria de Comunicação (Deinter 7)
Fotos: DIG Sorocaba 

Noticias em Geral : Delegados de Sorocaba falarão sobre a conclusão do inquérito policial sobre a morte de 6 jovens na Rodovia Raposo Tavares
14/04/2014 17:25:20 (742 leituras)

A Polícia Civil informa que amanhã, terça-feira (15), os delegados Marcelo Carriel e Décio Madureira, respectivamente titular e assistente da Delegacia Seccional de Sorocaba, concederão entrevista coletiva à imprensa, às 16:00, na sede da unidade, à Avenida General Carneiro, 1032, bairro Cerrado, a respeito da conclusão do inquérito policial sobre o acidente ocorrido na Rodovia Raposo Tavares, em Sorocaba, no último dia 6, em que 12 jovens foram atropelados, sendo seis deles vítimas fatais.


O caso

Na manhã do dia 6 (domingo), seis jovens, com idades entre 16 e 20 anos, morreram após terem sido atropelados na Rodovia Raposo Tavares, pelo comerciante F.H.H.., de 27 anos, que estava embriagado, conforme apontou o teste do etilômetro.

Os jovens voltavam de uma festa rave que aconteceu em uma chácara às margens da rodovia e seguiam para o lado oposto dela, rumo a um ponto de ônibus.


Comunicação Social do Deinter 7 - Sorocaba

Noticias em Geral : Polícia Civil encontra refinaria e apreende 15 kg de pasta base de cocaína em Araçatuba
14/04/2014 13:08:38 (1023 leituras)

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Seccional de Araçatuba, desbaratou uma refinaria de cocaína que funcionava em um rancho, às margens do rio Tietê, na zona rural da cidade. A ação ocorreu na última sexta-feira (11).

Investigadores da delegacia seccional e do GOE (Grupo de Operações Especiais) encontraram no local, cerca de 15 quilos de pasta base de cocaína, frascos com éter e outros produtos químicos usados no processamento da droga, antes da distribuição para pontos de venda.

Um homem apontado como o responsável pelo entorpecente foi preso na semana passada. Segundo o delegado seccional de Araçatuba, Nelson Barbosa Filho, o esquema de tráfico de drogas na região movimentava pelo menos R$ 1 milhão por mês. A investigação está sendo feita pela Polícia Civil desde o início do ano.

Na semana passada, os policiais prenderam o dono do rancho. Ele responderá a inquérito por tráfico de drogas e associação ao tráfico. Na investigação, os policiais apuraram que o rancho era usado como laboratório para o processamento de pasta base de cocaína trazida da Bolívia.

Os policiais civis solicitaram mandado de busca e apreensão à Justiça estadual e entraram na propriedade. Ninguém foi encontrado no local, mas os tabletes de pasta base de cocaína estavam escondidos em um dos cômodos do rancho. Uma motocicleta e aparelhos eletrônicos encontrados no local também foram apreendidos.


INVESTIGAÇÃO

De acordo com Barbosa Filho, a investigação está em andamento e outras pessoas envolvidas no esquema estão sendo procuradas. Os nomes estão sendo mantidos em sigilo para preservar o andamento da operação de combate ao tráfico de drogas na região.


Por Roberto Alexandre - Assessoria de Comunicação do Deinter-10 - Araçatuba

Noticias em Geral : Delegado geral fala do trabalho da Polícia Civil em Congresso de Segurança Pública da OAB
14/04/2014 11:59:27 (1068 leituras)

A uma plateia de universitários, especialmente de Direito, integrantes de organizações não governamentais ligadas aos direitos humanos, advogados e professores da rede pública, o delegado geral, Luiz Mauricio Souza Blazeck, explicou a missão da Polícia Civil no Estado, quais os investimentos que ela recebe anualmente do governo e para onde são direcionados e mostrou um panorama de ações e resultados por ela obtidos em 2013 e ainda os esperados para 2014. O evento aconteceu no Teatro Gazeta, Capital, durante o Congresso de Segurança Pública organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil-São Paulo, no último sábado, dia 12.

“Segurança pública se faz com fortalecimento das instituições. São grandes os desafios, os números de São Paulo não se equiparam a qualquer lugar do Brasil. Tudo aqui é mega: população e problemas. Como se administrar a segurança pública do Estado de São Paulo? Com trabalho, investimento e fortalecimento das instituições”, com essas afirmações, o delegado geral, que na ocasião representava também o secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, deu início a sua participação no Congresso da OAB-SP.

Luiz Blazeck falou da mudança de comportamento na área de segurança pública em todo o País com a Constituição Federal de 1988, que “criou uma polícia de sociedade em lugar de uma polícia de Estado”, e da evolução da Polícia Civil nesse contexto, que além de vir aprimorando seus processos de investigação por meio de inteligência policial, tem se esforçado para dar formação em direitos humanos ao seu efetivo, dando como exemplos as criações da 2ª Delegacia da Divisão de Proteção à Pessoa do DHPP, o Decradi, que trata de crimes raciais e de intolerância, e do curso de pós-graduação em Direitos Humanos e Segurança Pública na Academia de Polícia (Acadepol). “Existem muitas ações positivas que não são divulgadas e um congresso como esse pode trazer essa informação aos senhores, de o que é a segurança pública no Estado de São Paulo”, disse o delegado.

Frisando gestão pública na área de segurança, Luiz Blazeck falou de planejamento e administração: “Vocês podem ter certeza que existem pessoas técnicas, com estudo e fundamento para fazer planejamento (na Polícia Civil), mas se não houver atitude do administrador de focar a solução dos seus problemas de forma célere, a curto, médio ou longo prazo, não se faz administração. E foi com esse olhar que nós buscamos dentro da Polícia Civil trazer investimentos e fortalecê-los com metas e modernização”.

Ao final de sua participação no Congresso, o delegado geral citou diversos números referentes à Polícia Civil, como os concursos públicos em andamento e os autorizados pelo governo, que no total somam 3.500 novas vagas na Instituição, a renovação da frota policial civil, com a aquisição de 3.053 viaturas nos últimos 18 meses, e as prisões em flagrante feitas apenas em 2013: 112.256 detenções (que não incluem as feitas por cumprimento de mandados de prisão).

O encerramento do Congresso ficou por conta do presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB-SP, Arles Gonçalves Júnior, que entregou ao delegado geral de polícia um certificado de participação do evento, cujos participantes incluíram o delegado dirigente da Assistência Policial de Comunicação Social, da Delegacia Geral de Polícia Adjunta (APCS/DGPAd), Laerte Marzagão Júnior, os delegados seccionais de Santo André, Ângelo Ísola, e de Taubaté, José Luiz Ramos Cavalcanti, e o delegado divisionário da Assistência Policial do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), Oswaldo Arcas Filho.


Por Kerma Matos Oliver

(1) 2 3 4 ... 315 »
Ultimas prisões - operações - apreensões
Creative Commons License
O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria
-
Enviar por email Comunicar erros Receber Boletim Imprimir Mapa do site
RSS
Polícia Civil do Estado de São Paulo - R. Libero Badaró 39 - São Paulo/SP - CEP 01009-000